Plantio Agroecológico
consócio para agricultura familiar
A proposta deste projeto é promover uma mudança de paradigma, onde a agricultura se torna uma aliada da natureza. Por meio da adoção de práticas agroecológicas, como o consórcio produtivo de culturas, busca-se criar sistemas agrícolas mais resilientes, que trabalhem em harmonia com segurança alimentar e com os recursos disponíveis e gerem benefícios tanto econômicos quanto ambientais.
​
O filme “Plantar e Colher:
A Retomada do Algodão Orgânico
da Paraíba” se destaca por ter um olhar sensível e humanizado da história do agricultor, propondo uma reflexão sobre a significância do Algodão Orgânico num contexto que, para o homem do solo urbano, pode ser árduo, mas para quem planta e colhe, é motivo de um orgulho imensurável.
O filme Algodão da Gente
foi produzido pela Anselmi que apoia
o Instituto Casaca de Couro.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() |
O instituto Lojas Renner convidou o Instituto Casaca De Couro para este lindo projeto:
Você sabia que a mulher está no centro da produção de algodão sem agrotóxicos no Brasil? Arraste para o lado e entenda mais!​Ao escolhermos investir nessa cultura pelo Programa do Algodão Agroecológico, estamos moldando o nosso ecossistema em direção a uma moda cada vez mais responsável, assegurando ao mesmo tempo um legado verde, igualitário e promissor para as futuras gerações, fortalecendo também o protagonismo feminino nesse processo, em um território rural.
A metodologia adotada engloba o plantio de algodão em consórcio com outras culturas, o que agrega valor ao produto em até 30%, sem ônus adicional para as famílias envolvidas. O Instituto provê sementes, assistência técnica, certificação orgânica, sacaria para colheita e gerencia a logística até a usina de beneficiamento. O pagamento é efetuado imediatamente após a pesagem da produção, baseado em um preço previamente acordado antes do plantio, garantindo estabilidade financeira aos agricultores.
Vislumbra-se um futuro onde todas as vestimentas sejam orgânicas, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável.
O cultivo de algodão orgânico com práticas agroecológicas não só reduz o impacto ambiental, mas também traz benefícios econômicos para a agricultura familiar.
O Projeto de Plantio Agroecológico busca instigar uma mudança de paradigma, onde a agricultura se torne uma aliada da natureza. Por meio de práticas agroecológicas e sustentáveis, como o consórcio produtivo de culturas, almeja-se criar sistemas agrícolas mais resilientes, que operem em harmonia com a segurança alimentar e os recursos disponíveis, gerando benefícios econômicos e ambientais.
O Instituto Casaca de Couro tem como objetivo primordial fomentar a participação da área técnica junto às famílias agrícolas na cadeia produtiva do algodão agroecológico e orgânico, visando aprimorar seus índices de produção, reduzir custos e compartilhar conhecimento sobre sistemas integrados de produção e valorização.
Os resultados do projeto incluem a revitalização da cidadania ao incentivar a permanência no campo e na agricultura familiar, contribuindo para a segurança e soberania alimentar, fortalecendo o associativismo e o cooperativismo, entre outros benefícios.